domingo, 23 de outubro de 2011

“Trililili Paralelá”: uma volta àquela infância esquecida dentro de nós

Por Rogério Salgado*

“Trililili Paralelá” (Edição da Autora) de France Gripp, publicado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, não é apenas mais um livro de poesia infantil, mas também um excelente livro de poesia para todas as idades, principalmente para aquela criança que nunca envelheceu dentro de todos nós (apesar de muitos desconhecerem essa criança).

“Trililili Paralelá” fala de coisas do dia a dia de toda criança (e adulto, por que não?), coisas triviais, porém escritas com uma beleza a flor da pele, numa maneira bastante lírica e poética de se poetar, demonstrando a grande sensibilidade poética impregnada na autora.


Segundo France Gripp: “O conjunto de poemas é resultado de trabalho árduo desenvolvido em dois anos de experimentações poéticas. Também representa o fruto de inúmeras leituras de poesia e de outros tantos estudos literários, fontes que alimentando a imaginação e a sensibilidade acabaram vertidas em poesia. A intenção do projeto é permitir que os leitores mirins se divirtam, tenham alegria, enquanto lêem sobre questões cotidianas, vendo-se assim, a si e aos outros, de certo modo, retratados.”

Leiamos: “Bananada\levei\no pé.\O Zé\meu primo\que me atirou!\Ai, ai\que dor!\Ai, ai\que dor!\Assim\não caso\com meu\amor.” Leiamos também: “Tem uma ondinha rolando,\na barriga da mamãe.\Será um peixinho nadando?\Ela contou: é neném!\Tem uma bolota grandona,\na barriga da mamãe.\Será melancia engolida?\Ela contou: é neném!\Tem tum-tum-tum barulhando\na barriga da mamãe.\Será tamborzinho batendo?\Ela contou: é neném!”


France Gripp é natural de Governador Valadares-MG. É formada em Letras. Colaborou com crônicas para os jornais locais e participou da edição do periódico cultural "Poet'Arte". Professora de Letras, Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), leciona Língua Portuguesa e Produção de Textos na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Publicou "Eu que me destilo" (Edição da Autora-1994) e "Vinte Lições" (Dimensão-1998). Tem poemas, contos e crônicas publicados nas coletâneas "A arte do professor e Palavra de mestre", (Sindicato dos Professores de Minas Gerais, 1996/1997/1999), "Saboreando palavras" (Serviço Social do Comércio de Minas Gerais, 2006), "Terças Poéticas jardins Internos" (2006), "Antologia ME 18/Mulheres Emergentes" (2007) e "Antologia Poesia do Brasil" (2008). Participou como palestrante do “1º Belô Poético – Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte” em 2005 e do Projeto “Poesia na Praça Sete – 4ª Edição” em 2010. Realizou a exposição "Poesia e Forma", no Parque Municipal Renné Giannetti, pelo projeto Museu Nacional da Poesia (Munap).

Enriquecido com ilustrações do ilustrador e artista gráfico Ávila Cardoso, que atualmente mora no Rio de Janeiro, “Trililili Paralelá” é um livro terno e doce ao mesmo tempo, desses que dão vontade de ler até o final, principalmente aqueles leitores mais sensíveis, que nunca esqueceram a criança que foram um dia. Livro que transpira emoção e por isso agradará as crianças de qualquer idade.

Vale à pena mergulhar de cabeça numa leitura gostosa de “Trililili Paralelá” e voltar à infância que ficou esquecida lá dentro de cada um de nós.

Contatos: trilililiparalela@hotmail.com e francigripp@ig.com.br

__________________________________________________

*Poeta com 36 anos de carreira poética – www.poetarogeriosalgado.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário